Postagem em destaque

Ruraltins promoveu intercâmbio no Oeste da Bahia para os seus servidores

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE . No primeiro d...

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Conferência em Itacajá discutiu a Segurança Alimentar e Nutricional

A terceira edição da Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema Pobreza, Fome e Segurança Alimentar, uma das palestras foi sobre as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais conhecido como Compra Direta Local, que vem transformando a vida de milhares de pequenos agricultores em todo Tocantins.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal, na quarta-feira, 11, e na oportunidade o palestrante do Ruraltins, Irismar Leão, coordenador estadual do Programa, falou sobre a importância do PAA como garantia alimentar e nutricional da população por ele alcançada, que no Tocantins chega a mais de 280 mil pessoas atendidas por meio das redes socioassistenciais que recebem as doações dos produtos adquiridos dos agricultores familiares cadastrados pelos extensionistas do Ruraltins.
Durante a palestra, que também foi um momento de esclarecimentos de dúvidas dos produtores rurais, o Irismar Leão apresentou o panorama do PAA no Tocantins, com ênfase nos objetivos, preços praticados na compra dos produtos, que seguem preços de mercado, destinação dos alimentos, normas e procedimentos para que o agricultor possa participar do programa, tipos de produtos que podem ser comercializados, as entidades beneficiadas com as doações, os parceiros do Programa, e os desafios.  
É por meio do Compra Direta que o Ruraltins fortalece a agricultura familiar, combate a insegurança alimentar e nutricional, e fortalece a economia local e regional, pois os produtos são adquiridos diretamente do agricultor familiar e repassados às instituições filantrópicas, o que possibilita a geração de renda”, frisou o coordenador.

A agricultora Maria Aparecida Pereira da Silva, moradora da Fazenda Santa Rita, a 40 Km de Itacajá, participou do evento para conhecer o funcionamento do PAA, pois sonha em ser uma das beneficiárias, no intuito de vender sua produção. “Vim para entender como fazer parte do Compra Direta, pois podemos entregar farinha e mandioca. Agora que conheci o funcionamento vou procurar o escritório do Ruraltins e organizar os documentos”, disse.  Os palestrantes foram o prefeito de Palmeirante, Charles Dias, Júlio César de Lucena, vereador, professor do IFTO e agrônomo, a nutricionista do NASF, Gabriela Teixeira e o Coordenador do Compra Direta no estado, Irismar Leopoldino Leão. Também estiveram presentes autoridades locais, o prefeito de Itacajá, Cleoman Correia, o presidente da Câmara, Ozório Pinheiro e os secretários da Agricultura, Saúde, Educação e Turismo. 

"Essa Conferência foi muito produtiva no sentido das ideias e sugestões dos próprios participantes para que haja uma mudança de entendimento em prol da SAN, comecei meu mandato há pouco tempo, todavia queremos mobilizar toda a comunidade para que participem das discussões, e creio que na Conferência Estadual iremos levar nossas reivindicações para a pauta", afirmou o presidente do COMSEA, Pericleon A. Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário