A reunião foi na Vigilância Sanitária de Itacajá e contou com a presença da secretária de saúde, Rosivania , servidores e do médico-veterinário, Pericleon A. Rocha. Foram discutidas as ações inerentes à Saúde Pública e Epidemiológica do município, com ênfase na fiscalização de POA (Produtos de Origem Animal) e dos estabelecimentos comerciais que vendem tais produtos.
"A Secretaria de Saúde irá promover algumas ações que visam garantir a inocuidade dos alimentos produzidos e vendidos na cidade, resguardando sempre a saúde da população itacajaense, não mediremos esforços para que isso aconteça, pois a VISA será reestruturada com esse objetivo", ressaltou a secretária de saúde Rosivânia Freitas Teixeira.
No que tange ao Calazar será feita uma parceria para que os animais infectados sejam eutanasiados de acordo com a legislação, além de uma parceira para realização de exames laboratoriais confirmatórios para algumas zoonoses.
"A observação da Resolução 1000/2012 do CFMV será muito importante para o BEA (Bem-Estar Animal) além de reduzir a população de animais soro-positivos para leishmaniose que é uma doença endêmica que causa preocupação à população" comentou o médico-veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário