Pedro Afonso sediou o primeiro Simpósio sobre a Agricultura Familiar no Território Nordeste do Tocantins. Vários palestrantes ressaltaram a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento das cadeias produtivas e o acesso às políticas públicas por parte dos produtores. O prefeito Jairo Mariano ressaltou a importância da Agricultura Familiar para o Território e para o município.
Além das palestras sobre diversos temas como: Política Territorial; Principais Políticas Públicas; PAA e PNAE; Bovinocultura de leite; Piscicultura; Como cuidar do seu rebanho; Censo agropecuário e seus dados importantes; Cuidados com os bezerros; Principais linhas de crédito; Oficina sobre o Compra Direta; Oficina sobre sustentabilidade e licenciamento ambiental; Sementes crioulas e agricultura indígena; Agricultura e as mudanças climáticas; Organicidade Socioprodutiva; Sistema Mandala; Algumas ações de sucesso no Território dentre outros.
O evento contou com a organização da Prefeitura de Pedro Afonso junto com o Ruraltins, e teve todo apoio irrestrito do prefeito e do seu secretário da agricultura. Estiveram presentes no simpósio vários produtores, prefeitos, secretários, presidentes de associações e cooperativas, alunos do IFTO, técnicos, extensionistas dentre outros.
O prefeito de Palmeirante, o extensionista rural, Charles Dias, apresentou como é possível desenvolver a economia local e levar desenvolvimento para o município através de ações efetivas como: construção de abatedouro de frango, construção da casa de fabricação de polpas e da casa de farinha, dentre outros. O prefeito Charles, como bom extensionista, conhece muito bem a agricultura familiar e os seus gargalos e através de ações efetivas aumentou em mais de meio milhão as compras de produtos pelo PAA. "O colega Charles é um exemplo para o Território, mostra que com boa vontade e dedicação se consegue mudar a realidade de um município. E o próximo evento será indubitavelmente em Palmeirante", comentou o extensionista Peri Rocha, do Ruraltins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário